O câmbio automático, que durante décadas foi um verdadeiro mito no Brasil, tem ganhado cada vez mais popularidade. No ano passado, as vendas de carros automáticos superaram as de carros manuais. No entanto, muitos motoristas ainda não estão familiarizados com os segredos e as dicas para dominar um câmbio automático. Neste artigo, iremos compartilhar algumas informações valiosas para ajudar você a dominar o câmbio automático e aproveitar ao máximo essa tecnologia.
Uma das principais diferenças entre o câmbio manual e o câmbio automático é a necessidade de trocar o óleo. Enquanto o câmbio manual não exige trocas frequentes de óleo, o câmbio automático geralmente requer essa manutenção em alta quilometragem, como a cada 60.000, 70.000 ou 100.000 km. É importante consultar o manual do proprietário para saber a quilometragem recomendada para a troca de óleo do câmbio automático.
Quando você está descendo uma ladeira com um carro equipado com câmbio automático, existem algumas dicas importantes a serem seguidas. Diferentemente do câmbio manual, onde você reduz as marchas para controlar a velocidade, no câmbio automático você pode usar o recurso de redução de marchas, como o modo "321" ou as aletas de troca de marcha, para descer com mais segurança e economia de freios.
Uma das situações mais comuns em que os motoristas com câmbio automático têm dificuldade é ao parar em uma ladeira. É importante lembrar de engatar a alavanca na posição "P" (estacionamento) e acionar o freio de estacionamento antes de soltar o pedal do freio. Essa é a maneira correta de evitar que o carro desça ou suba na ladeira.
Uma dúvida comum entre os motoristas é se é correto usar os dois pés no carro com câmbio automático. A resposta é sim! Ao contrário do câmbio manual, onde usamos apenas o pé direito para acelerar e frear, no câmbio automático é perfeitamente possível e recomendado usar o pé esquerdo para acionar o freio. Com o tempo, você se acostumará a essa prática e notará os benefícios de ter mais agilidade e controle sobre o veículo.
Uma dúvida frequente em congestionamentos é se devemos deixar o câmbio automático na posição "Drive" ou em "Neutro". A resposta é simples: se você estiver parado por um curto período de tempo, não é necessário mudar a alavanca do câmbio. O câmbio automático automaticamente entra em "Neutro" para economizar combustível e, ao acelerar um pouco, volta para a posição "Drive". No entanto, se você ficar parado por um longo período, é recomendável colocar o câmbio em "Neutro" para aliviar a pressão sobre o sistema e prolongar sua vida útil.
Assim como no câmbio manual, é importante não usar a "banguela" no câmbio automático. Ao contrário do que muitos pensam, colocar o câmbio em ponto morto em descidas não economiza combustível. Na verdade, nos carros mais modernos com injeção eletrônica, colocar o câmbio em ponto morto consome mais combustível do que deixá-lo engrenado. Portanto, é recomendado usar o recurso de redução de marchas para controlar a velocidade em descidas.
Uma situação perigosa que deve ser evitada é tentar engatar a marcha "P" (estacionamento) ou "R" (ré) com o carro em movimento. Isso pode causar danos ao câmbio e ao sistema de transmissão. Certifique-se de parar completamente o veículo antes de engatar a marcha "R" e, ao engatar a marcha "P", acione o freio de estacionamento para evitar que o carro se mova.
Made with VideoToBlog